RESGATE DA GEOMETRIA NO ENSINO
FUNDAMENTAL
(UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O
RESGATE DE PARTE DO CONTEÚDO GEOMÉTRICO NO 8º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Nome: Viviana Carla Lucas
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Florencio Ferreira Guimarães Filho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Florencio Ferreira Guimarães Filho Orientador

Resumo: A presente dissertação trata de uma sequência didática que têm como objetivo
contribuir para o resgate de conceitos geométricos básicos que não foram
vistos e/ou aprendidos por alunos do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental.
A motivação para a sua elaboração se deu devido à percepção da defasagem
de conteúdos relativos a essa área da Matemática com alunos do 6º ao 9º anos
do Ensino Fundamental.
Por meio desta sequência didática, pretende-se promover o resgate de alguns
conceitos geométricos básicos tais como: conceitos primitivos (ponto, reta e
plano), segmento de reta, ponto médio, ângulos, retas paralelas e retas
perpendiculares, polígonos, triângulos, quadriláteros, soma dos ângulos
internos de um triângulo, perímetro e áreas ajudando dessa forma os
educandos a cobrir algumas lacunas conceituais da geometria e ao mesmo
tempo colaborar com os educadores da área de matemática para tentar
resolver esse problema.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910